OviGest

 

OVIGEST – programa de gestão

Com este software, na posse de toda a informação, pode o gestor tomar as decisões a aplicar a cada indivíduo ou a um grupo de indivíduos, de uma forma lógica e sustentada.

Alojado num servidor online:

Mobilidade – vantagem de poder aceder ao rebanho em qualquer local, desde que exista uma ligação à internet.

Agilidade – possibilidade de tomar decisões à distância, encaminhando-as para os diferentes intervenientes do sistema.

Configurável de acordo com a tipologia da exploração e das necessidades do gestor.

Perfeitamente ajustável a cada exploração, independentemente da espécie animal, do regime de exploração, etc..

Menus intuitivos e de fácil utilização.

A interpretação e manuseamento de toda a informação zootécnica é simples, permitindo seleccionar apenas os critérios desejados.

Critérios de gestão zootécnica:

Rebanho: informação detalhada do indivíduo e do rebanho, através da pesquisa, monitorização, filtragem e exportação de dados dos animais por lotes, grupo, raça, perfil, identificação oficial, sexo, classificação, paradeiro do animal e sua distribuição temporal, entre outros.

Reprodução: informação reprodutiva detalhada do indivíduo e do rebanho, através da pesquisa, monitorização, filtragem e exportação de dados dos animais por estado reprodutivo, parâmetros relacionado com a prolificidade, produtividade, entre outros.

Ordenha: informação detalhada da produção leiteira do indivíduo e do rebanho, através da pesquisa, monitorização, filtragem e exportação de dados dos animais pela sua produção leiteira e relacioná-la com o seu estado produtivo, entre outros. Permite ainda seleccionar a melhor genética, dentro da exploração além de saber a todo o instante se foram tomadas as melhores soluções zootécnicas.

Pesagens: informação detalhada dos pesos por indivíduo e por grupo, possibilitando obter cálculos dos ganhos médios por intervalo de tempo, permitindo seleccionar a melhor genética dentro da exploração.

Sanidade: informação sanitária detalhada do indivíduo e do rebanho, através da pesquisa, monitorização, filtragem e exportação de dados dos animais por estado sanitário, parâmetros relacionados com a ocorrência de doenças, planos de profilaxia pré-definidos, entre outros. Identifica também, de forma simples, animais reincidentes em certas patologias e, consequentemente, permite eliminá-los do rebanho.

Parcelas: permite obter a informação da permanência do indivíduo e do rebanho nas diferentes parcelas, através da pesquisa, monitorização, filtragem e exportação de dados dos animais por encabeçamentos instantâneos, médios e pelo histórico ao longo do tempo. Instrumento avaliação indirecta do estado dos recursos forrageiros da exploração, bem como da alimentação suplementar.

Calendário: permite agendar operações, calendarizar acções e supervisionar as rotinas técnicas instituídas na exploração, bem como organizar e apresentar as ocorrências diárias na exploração ao longo do tempo e filtra-as de acordo com as necessidades do utilizador.

Alertas: personalizável pelo utilizador do sistema, é um instrumento de chamada de atenção para os inúmeros parâmetros zootécnicos da exploração, que estejam fora do seu âmbito normal. Ajuda também na identificação e respectiva correcção de problemas produtivos, reprodutivos e sanitários na exploração.

Informação monitorizada e alertas configuráveis.

De acordo com os critérios zootécnicos estabelecidos pelo gestor da exploração, o programa Ovigest permite a criação de alertas diversificados melhorando a supervisão dos acontecimentos mais importantes do rebanho.

Conferência do rebanho.

Recorrendo à manga, determina quais os animais que podem estar tresmalhados do rebanho, alertando para quais os animais individualmente e integrando-os novamente no sistema quando voltem a aparecer.

Cumprimento das normas e regulamentos legais em vigor.

Actualização automática do Livro de Registos e deslocações de Ovinos e Caprinos (RED OC).

Níveis de acesso dos diferentes utilizadores e a consequente possibilidade de integrar toda a fileira no sistema.

Definida pelo proprietário, atribui aos diversos utilizadores diferentes níveis de acesso, no lançamento e recolha de dados e na atribuição de tarefas.