Sistema na H. Esquerdos

 

 

SISTEMA NA HERDADE DOS ESQUERDOS | FERTILAND

 
Na Herdade dos Esquerdos (FertiLand), e após 9 anos de utilização do sistema e de mais de 1 milhão de dados registados, atingiu-se um controlo bastante efectivo de todos os parâmetros zootécnicos do rebanho: produção, reprodução, sanidade, maneio, genealogia, etc. Porque se conhece detalhadamente cada animal e a sua história em vida, o trabalho de selecção conduziu a um aumento da eficiência de produção, sendo hoje possível produzir mais leite com um menor número de animais.

Conhecendo ainda o histórico detalhado da utilização das parcelas, permite adequar as cargas pecuárias de acordo com o seu potencial produtivo e fazer previsões de necessidades alimentares com maior rigor. Esta selecção levou ainda a uma forte diminuição da incidência de uma determinada doença. Após verificar que alguns animais tinham maior frequência de registos desta doença, eliminá-los do rebanho diminuiu quer a incidência desta doença, quer o índice do seu contágio.

Sendo o borrego, na produção de leite, um subproduto sem grande potencial de valorização, é uma grande vantagem ter a certeza que apenas guardamos os animais com melhor histórico genealógico, isto é, com melhor ascendência e melhor potencial genético.

Hoje na Herdade dos Esquerdos, existe um rácio de mão-de-obra que ronda os 850 a 950 animais por homem, o que só é possível pelas melhorias no maneio que a PECmanga permite. É uma ferramenta que os pastores usam autonomamente numa base quase diária. PECmanga permite entre outros encontrar e separar um animal, fazer a conferência do rebanho, separar os machos das fêmeas, separar animais por parâmetros produtivos, estado reprodutivo ou outro qualquer parâmetro, etc. Tarefas que deixaram de demorar dias para passarem a demorar minutos.